Foto: Prefeitura de Santiago (Divulgação)
Nesta Sexta-Feira Santa, a partir das 18h, acontecerá a tradicional encenação da Paixão e Morte de Cristo, evento que se repete há mais de 15 anos no distrito de Ernesto Alves, em Santiago.
FOTOS: feriadão de Páscoa terá quatro trilhas em Ivorá
Sob a direção de Jones Diniz, os atores e convidados vão dramatizar os momentos derradeiros de Jesus Cristo, que é julgado e condenado. A partir daí, acontece um momento religioso que é a procissão com velas, comandada pelo padre Silvano Mello, até o morro do Cristo, onde acontece a crucificação e a ressurreição.
DISTRITO HISTÓRICO
O paredão da gruta de Ernesto Alves, distrito de Santiago, tem mais de 140 milhões de anos. É o que afirma o geólogo e palentólgo Claiton Scherer, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que, há 10 anos, pesquisa o local, distante 21 quilômetros da cidade. No mês passado, um grupo de alunos de mestrado e doutorado do curso de Geociências da UFRGS esteve na gruta para uma visita de estudos. Guiadospor Scherer, os acadêmicos observaram o paredão de rocha e fizeram descrições de afloramento, identificando o ambiente próximo do Rio Rosário.
Santiago terá drone para identificar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti
Ernesto Alves é um ponto turístico de Santiago. O cenário rural é encantador, com morros, mata nativa e o balneário. Outro atrativo é a histórica ponte sobre o Rio Rosário, local preferido por praticantes de rapel. O distrito tem, ainda, o Memorial do Imigrante, em homenagem a italianos que colonizaram a região, e a Gruta Nossa Senhora de Fátima, que fica na formação rochosa.
Ernesto Alves sedia eventos religiosos, como a tradicional encenação da Paixão de Cristo, na Sexta-feira Santa, a Festa de Nossa Senhora da Assunção e o Sai da Toca Adventure, que reúne praticantes de esportes radicais e de aventura. No local, foram feitas benfeitorias, como a colocação de escadas e piso com acessibilidade.